A Nokia deu mais um passo na reconquista de seus clientes, permitindo que os consumidores de smartphones da linha Lumia criem as suas próprias carcaças do Nokia Lumia 820, através do sistema de impressão 3D. Um dos últimos modelos lançados pela fabricante finlandesa se destaca por permitir a troca de sua carcaça em modelos de diferentes cores, e agora, oferece aos usuários esse nível de customização.

A impressão 3D tem o potencial de ser um dos elementos que podem mudar a forma como vemos o mundo que nos rodeia. Por esse motivo que a Nokia decidiu anunciar de forma oficial a intensão de se transformar na primeira fabricante que permite a impressão 3D de suas carcaças pela comunidade de seus usuários.

Para que essa nova ideia possa acontecer, a Nokia vai liberar pequenos esquemas em 3D, especificações, materiais e dicas sobre a melhor forma de usar o pacote de impressão, convenientemente chamado de Kit de Desenvolvimento de Impressão 3D, ou 3DK, que estará disponível para a comunidade de desenvolvedores registrados. John Kneeland, Gerente de Desenvolvimento de Marketing da Nokia, comenta que:

“O objetivo a longo prazo dessa nova ideia é que seja possível vender os kits dos telefones nas lojas, e que empresários de todo o mundo possam construir um negócio local, baseando-se nas necessidades de sua comunidade, como por exemplo as carcaças resistentes à água, ou com efeitos luminosos”.

Ao que parece, a Nokia vai apostar pesado nessa nova forma de se diferenciar no mercado nos próximos anos, com sua linha de produtos Lumia com Windows Phone 8 que, entre outras coisas, se destacam pela presença de um completo leque de opções personalizáveis.