650_1000_nokia-1

A Nokia segue apostando forte no desenvolvimento das futuras redes de telefonia móvel 5G. E apesar de ainda estarem muito distantes de sua implementação comercial (prevista para começar a partir de 2020), a empresa vai mostrar alguns dos sistemas que formarão essa futurista rede.

Na Mobile World Congress 2015, a Nokia pretende mostrar como funcionam os seus novos equipamentos de rádio que trabalham tanto nas bandas acima de 3.5 GHz e como nas milimétricas entre 20 e 30 GHz e acima de 70 GHz.

A ideia é que essas redes possam criar um padrão que englobe a localização de todas as frequências de forma simultânea, e que o 5G não fique estancada nas faixas superiores, que possuem menor capacidade de cobertura. A Nokia aposta em um sistema multi-faixa, que seja capaz de oferecer elevadas taxas de transferência em distâncias curtas nas frequências mais altas, mas também que possam se conectar a longas distâncias e dentro de edifícios, dando também suporte para a Internet das Coisas e seus objetos.

E tudo isso com taxas de latência muito menores que as atuais nas redes 3G e 4G, que serão inferiores a 10 milissegundos. Por enquanto, teremos que estrear mais três anos para os primeiros testes de redes pré-comerciais.

Via Telecoms