650_1000_symbian

Em 2007, a Nokia era a empresa dominante. Seus dispositivos com Symbian eram claramente os líderes de um mercado que ainda não sabia o que estava por vir com o iPhone e os seus posteriores competidores. E por conta disso, proteger o Symbian era algo crucial.

E foi isso que provavelmente motivou a Nokia a pagar uma chantagem de milhões de euros para um grupo de hackers que conseguiram uma das chaves do código dos smartphones com o sistema Symbian. Isso aconteceu no final de 2007, e o Escritório Nacional de Investigação da Finlândia segue sem solucionar o caso.

As declarações de um dos responsáveis pela investigação confirmaram que a Nokia teve que pagar uma quantia “considerável” para evitar problemas que eles poderiam ter, entre outras coisas, a utilização do código fonte do Symbian em cópias não autorizadas.

O pagamento do resgate foi digno de qualquer filme de Hollywood: aconteceu na cidade finlandesa de Tampere, e o dinheiro foi deixado em uma bolsa em um estacionamento próximo de um parque de diversões. Curiosamente, a polícia não interviu na operação para prender os chantagistas, mesmo estando no local do pagamento do resgate.

Via MTV.fi, Xataka Movil