nokiahere-pantallazo

Acabou-se o que era doce. Ou nem tanto. O aplicativo Here Maps para iOS foi temporariamente removido da Apple App Store, por iniciativa da própria Nokia.

Um porta-voz da Nokia confirmou ao jornal Indian Express que a empresa tomou a decisão de retirar o seu aplicativo de mapas da loja da Apple por conta de problemas com o iOS 7. Apenas para ser mais objetivos sobre o assunto, os finlandeses indicam que as últimas mudanças adicionadas no sistema operacional móvel de Cupertino “prejudicam a experiência de usuário” (de novo, palavras do porta-voz da Nokia), e eles preferiram retirar a sua solução da loja de apps para iOS.

O Here Maps se transformou em uma alternativa muito popular para os usuários do iOS quando o sistema passou pelo período crítico da decisão da Google em remover a sua solução de mapas do sistema de Cupertino (na época, o pessoal de Mountain View dava a entender que não voltaria, mas como vocês bem sabem, eles voltaram). Além disso, no mesmo período, o Apple Maps estava longe de ser um produto que poderia ser chamado de aceitável.

Com tudo isso, a Nokia deixa uma alternativa para os usuários do iOS (que não está próxima de ser a ideal): aqueles que ainda não contavam com o app em seus smartphones ou tablets, podem continuar utilizando os serviços do Here Maps via web, acessando o endereço m.here.com.

Agora, fica a pergunta: essa remoção do aplicativo da App Store… seria mesmo problemas de usabilidade? Ou é mais um movimento estratégico da Nokia/Microsoft?

Via Pocket-lintNokia Power User