nokia

 

A Apple está prestes a enfrentar mais uma batalha legal, com a acusação de violação de 32 patentes que pertencem à Nokia na Alemanha e Estados Unidos.

Depois de resolver o conflito em 2011, tudo indica que a Apple nunca aceitou um novo acordo para utilizar a tecnologia da Nokia em seus dispositivos.

O comunicado oficial dos finlandeses lembra que a empresa europeia criou ou ajudou a desenvolver muitas das tecnologias usadas nos dispositivos móveis de hoje, incluindo os produtos da Apple. E que, depois de anos de negociações para um acordo, vão tomar as medidas necessárias para defender seus direitos.

A Nokia pode ser coadjuvante no mercado de smartphones, mas não no segmento de tecnologia móvel e networking. E esta é sua estratégia para recuperar parte do investimento em patentes e desenvolvimento feito por anos. Muitos dos smartphones de hoje não se tornariam líderes de mercado sem a ajuda dos finlandeses.

A briga se sustenta por 32 patentes violadas, que abarcam a interface, antenas de comunicações, soluções para codificação de vídeo no iPhone ou chips secundários para controlar a conectividade sem fio.

Esta é a primeira fase de um processo que pode ser muito longo, e que provavelmente deve ser concluído com um acordo multimilionário.

 

Via Recode, Nokia