drones-nokia-01

A última ideia da Nokia para testar o acesso à internet móvel conta com a ajuda de drones multifuncionais, que sobrevoam as áreas das redes, verificando se há ou não cobertura, as velocidades alcançadas, e outros aspectos.

Os drones visam agilizar e muito o trabalho de manutenção feito pelos humanos. Eles contam com câmeras de vídeo sem fio, com smartphones com softwares de medição da Ascom, e com um sistema de comunicações que transmite os dados coletados diretamente para a central de processamento da Nokia.

Esses drones podem servir para calcular as velocidades das redes móveis, planificar a colocação de torres de telefonia, revisar seu estado, nível de óxido, imperfeições e outros aspectos que podem influenciar a oferta de internet em zonas saturadas, e comprovar o alcance da linha de visão de certos links entre edifícios.

drones-nokia-02

Os primeiros testes desses drones da Nokia vão acontecer em Dubai (Emirados Árabes), em parceria com uma operadora local, para testar as conexões de internet e o sistema de telefonia no Estádio Internacional de futebol do país. Se tiverem êxito, não será surpresa se um sistema similar começar a chegar nas demais operadoras com rede própria ao redor do planeta.

Via Nokia