O evento começou em torno de 9h30 da manhã. Após uma breve apresentação em espanhol, os executivos da Nokia no Brasil e na América Latina sobem ao palco, e começam falando sobre o Nokia Bike Charger, que chega ao mercado em novembro. Fazem uma breve demonstração do carregador com uma bicicleta no palco, carregando um Nokia C3, que já está no mercado brasileiro. Uma coisa interessante é que eles informam que o Brasil representa hoje 10% do mercado global da Nokia.

Falando um pouco mais do Nokia C3, ele já é um campeão de vendas nos mercados emergentes, por causa de sua capacidade de conectar pessoas nas redes sociais. O aparelho dispensa que o usuário instale programas complementares para se conectar ao Twitter e ao Facebook, pois tudo está pronto para o usuário. Este aparelho já está no mercado nacional. Depois, foi exibido um vídeo demonstração do Nokia N8, que foi visto pela primeira vez oficialmente no Nokia World, de Londres.

Começam a falar de dados estatísticos da penetração da Nokia no mercado e da telefonia móvel na América Latina. Hoje, mais de 1.3 bilhão de pessoas usam um aparelho Nokia no mundo. Até o final de 2010, mais de 5 bilhões de pessoas estarão conectadas a uma rede móvel, acessando a internet pelo smartphone, e não pelo computador. A Argentina, por exemplo, tem 136% de crescimento de usuários de internet móvel nos últimos 2 anos. O Brasil está na faixa dos 95%. Espera-se que, até 2015, sejam vendidos mais de 43 milhos de smartphones apenas na América Latina. 20% dos latino americanos usam o seu telefone para redes sociais, 24% para buscas online, 20% para acesso a serviços musicais e 16% para serviços de vídeo.

Os três serviços fundamentais para usuários de internet nos smartphones são e-mail, redes sociais e mensagens instantâneas, com um crescimento espantoso do uso dos três serviços nos últimos anos. E os usuários estão propensos a pagar para usar estes recursos especiais. Depois, começam a falar especificamente das vendas de smartphones. Os executivos da Nokia enfatizam por diversas vezes que a Nokia é líder mundial de mercado, com 260 mil smartphnes vendidos por dia, e contam com 40% do mercado global. Falam muito dos números de vendas, como 24 milhões de smartphones vendidos apenas no primeiro trimestre de 2010. Depois, passaram para a parte de sistemas operacionais. Explicam que o Symbian S40 ficará para os aparelhos de base da Nokia, o Symbian^3 ficará para os smartphones, enquanto que o MeeGo (com base Linux), ficará para o que eles chamam de “super smartphones”. Falam de seus serviços online: Ovi Loja, Música Ilimitada, Nokia Mapas (onde eles prometem novidades, sem dizer quais são), entre outras.

Matt Routschild, da parte do Marketing da Nokia, subiu ao palco para apresentar o Nokia N8. Fala que a maioria das pessoas busca se conectar com as pessoas via smartphone, com diversão e multimídia, e este é objetivo do Nokia N8. Ele diz que o Symbian^3 foi optimizado para que os usuários pudessem usar os recursos multimídia de forma prática e organizada em seu smartphone. Na verdade, o que usuários de aparelhos de tela de toque querem é usar um produto que seja prático para se comunicarem com as pessoas, e altamente interativo com diversos recursos para diversão. Começa uma demonstração das telas que o N8 pode ter, todas personalizáveis, agilizando a visualização de informações e conteúdo do usuário. Você pode segmentar estas telas, de acordo com o seu interesse e com as suas necessidades.

Sua demonstração de mapas é bem interessante, com pontos de referência principais exibidos na tela em 3D. O multitask digital é muito prático, deixando tudo muito acessível ao usuário. O Facebook foi bem integrado ao N8, deixando ele bem integrado. O upload de uma foto tirada para o Facebook é feito de forma bem simples, com apenas um comando. Edição de vídeos também é muito prática: com poucos comandos, você pode fazer um storyboard bem feito, em poucos minutos.

Agora, fala-se sobre o portfólio que a Nokia vai apresentar para a América Latina. As campanhas são muito bem feitas e criativas, mostrando a ideia de “não é a tecnologia, e sim o que você faz com ela”. E a campanha, inicialmente, chama mesmo a atenção. Tanto que, de 6 em cada 10 pessoas testadas, depois de verem o produto e as propagandas, afirmam que comprariam o Nokia N8. Além disso, as primeiras unidades do Nokia N8 virão com trailer do filme Tron Legacy, em parceria da Disney.

A Nokia também apresentou três aparelhos que foram apresentados no Nokia World de Londres. Começaram pelo Nokia C6, focado em localização e redes sociais. É um aparelho compacto, com câmera de 8 MP e Symbian^3. Depois, mostram o Nokia C7, com tela de 3,5″, fino e elegante, também voltado para redes sociais, com destaque para as telas de redes sociais. Por fim, o Nokia E7, com tela de 4″, teclado QWERTY slide, e bem voltado para as redes corporativas. Por fim, falam de sustentabilidade. Os quatro aparelhos apresentado hoje tiveram embalagens reformuladas, material de fabricação reciclado, livres de PVC e carregadores inteligentes, demonstrando uma maior preocupação com o meio ambiente.

Mais informações sobre os produtos anunciados, com fotos e mini reviews, em breve aqui no TargetHD.net.