A Nokia anuncia, via assessoria de imprensa, que o Ovi E-mail, serviço que permite a criação e o gerenciamento de um e-mail @ovi.com diretamente pelo celular, já alcançou a marca de 10 milhões de usuários ativos em todo o mundo. As contas têm sido criadas especialmente em mercados emergentes, onde o acesso a computadores conectados à internet é mais limitado.

O Ovi E-mail diferencia-se por possibilitar ao usuário criar sua conta de e-mail gratuita diretamente pelo telefone, sem a necessidade de um computador. “Até 2009, já havia no planeta um total de 4,6 bilhões de celulares, com a previsão de chegar a 5 bilhões ainda este ano. O celular é, portanto, a forma mais difundida e democrática de inclusão digital”, afirma Gustavo Lang, diretor de vendas de serviços da Nokia. Lançado no início de 2009, o Ovi E-mail alcançou o número de 1 milhão de contas criadas em agosto de 2009, e desde então, tem atingido a média de 1 milhão de novas contas por mês.

O e-mail é uma das formas de comunicação mais utilizadas da internet, desde a sua popularização. Porém, estudos da Nokia revelam que ainda há um total de 4 bilhões de pessoas que não tem acesso a um computador. Para muitas delas, suas primeiras experiências com a web acontecerão por um telefone celular. Para criar uma conta de e-mail Ovi.com, basta acessar, pelo telefone ou por um computador, o endereço mail.ovi.com.