nokia-logo.jpg

A Nokia Networks é pioneira na tecnologia para usar eficientemente o LTE para transmissão de TV. A empresa está trabalhando com uma série de parceiros mundiais para teste de transmissão de TV em área ampla, utilizando uma única freqüência LTE no espectro UHF.

Utilizando uma única rede de frequência (SFN – Single Frequency Network, em inglês), todas as estações rádio-base usam a mesma freqüência para transmitir conteúdo de TV, o que maximiza o número de canais de TV com transmissão simultânea em uma grande área geográfica, dentro de uma determinada quantidade de espectro.

A transmissão é uma tecnologia que operadoras usarão através da distribuição do sinal de TV sobre a infraestrutura de banda larga móvel existente. Os assinantes assistirão TV no  celular sem comprometer o plano de dados móveis e o sinal de rede. A transmissão permite um serviço de TV aberta ou por assinatura, que pode ser visto por qualquer pessoa com um dispositivo adequado, semelhante a radiodifusão televisiva tradicional.

A cidade de Munique (Alemanha) foi a primeira a testar em espectro UHF, utilizando parte da faixa de 700 MHz para transmitir sobre uma área de 200 km2. Para maximizar a eficiência, o SFN foi otimizado para sincronização de células vizinhas e diminuir a interferência. O teste mostra que o LTE pode ser utilizado para complementar e fornecer uma outra opção para os padrões de distribuição de TV digital regional, como a DVB-T na Europa.

As transmissões começaram em julho, e utilizaram o software Multimedia Broadcast / Multicast Service (eMBMS) rodando na estação rádio-base Flexi Multiradio 10 da Nokia, amplamente implantados nas redes LTE em todo o mundo. O equipamento foi implantado em 4 sites da empresa de transmissão da Baviera, Bayerischer Rundfunk, e estão ligados por uma rede de transporte óptico de alta performance.

Via assessoria de imprensa (Nokia Networks)