A Nokia apresentou hoje (18) o seu relatório financeiro relacionado ao terceiro trimestre do ano, e apesar de uma considerável queda nas vendas dos smartphones Lumia, os números são melhores que o esperado. Segundo as contas dos finlandeses, as perdas entre os meses de julho e setembro de 2012 ficou em “apenas” 576 milhões de euros.

Ok, perder dinheiro é sempre muito ruim, mas se você observar os números da empresa nos meses anteriores, vai perceber que a Nokia não acumula lucros, mas em compensação, está perdendo menos dinheiro, o que é um sintoma clado de recuperação. Observando que no quarto trimestre de 2011, a mesma Nokia teve um prejuízo de 990 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2012, esse prejuízo alcançou a marca de 1.3 bilhão de euros, e que entre abril e junho de 2012, a perda foi de 826 milhões de euros, podemos dizer que, em menos de 12 meses, eles já diminuíram o prejuízo pela metade.

De quebra, a Nokia também conseguiu estabilizar a suas reservas de dinheiro, e agora soma aproximadamente 3.5 bilhões de euros para “emergências”.

Por outro lado, uma notícia é bem preocupante para a Nokia: os smartphones da série Lumia não conseguem seduzir o consumidor da forma como eles esperavam. A queda nas vendas dos smartphones com Windows Phone da fabricante finlandesa foi de 28%, saindo dos nada animadores 4 milhões de unidades no trimestre anterior, para 2.9 milhões do atual trimestre. O que atenua esses números desastrosos é o fato que, durante o mês de agosto, já existiam os rumores de novos smartphones Lumia, o que certamente fez com que os seus clientes diminuíssem a busca por novos modelos. Até porque os lançamentos da Nokia nessa linha já receberiam o novo Windows Phone 8.

Nas demais linhas de telefones da empresa, os números de vendas estão na faixa de 77 milhões de unidades, dos quais 6.5 milhões correspondem à sua linha Asha (com telas sensíveis ao toque).

Um motivo de comemoração para a Nokia está na venda de licenças de mapas e no desempenho da divisão Nokia Siemens Networks, que geraram para a empresa um lucro trimestral de 182 milhões de euros. É sempre bom lembrar que, nesse último trimestre de 2012, a Nokia vai colocar no mercado os novos modelos de smartphones Lumia com Windows Phone 8, o que deve ajudar na recuperação da empresa, e impulsionar a venda de smartphones da linha Lumia.

Para ler o relatório completo da fabricante finlandesa (ATENÇÃO: arquivo em PDF), clique aqui.

Via