nokia-5g-summit

A Nokia apresentou a demonstração de sua versão da rede de telefonia móvel 5G, funcionando em velocidades de 10 Gbps. A demonstração aconteceu em condições reais de trabalho, como se fosse uma rede comercial instalada em uma grande cidade.

O teste foi realizado durante a Brooklyn 5G Summit, que acontece nos Estados Unidos, utilizando uma configuração de antenas 2×2 MIMO, trabalhando a 73 GHz. Um dois principais pontos positivos desse sistema está no fato de focar a energia desde a estação base até ao smartphone. Ou seja, no lugar de radiar em todas as direções e de forma uniforme como faria uma estação convencional, a rede 5G demonstrada utilizou tecnologias de beam-forming similares ao que são utilizados no WiFi para enviar o sinal diretamente para o dispositivo de destino.

A Nokia espera que, com essa velocidade, será possível baixar grande quantidade de informação em poucos segundos, para ‘videochats imersivos’ ou até para transmissões de streaming de vídeo a 8K em 3D. A velocidade é muito alta, mas vamos ver como seria usar essa velocidade em aplicativos instalados em um smartphone com tela de 5 polegadas.

Via Nokia