webtablet-ja-yliruusi

Haviam tantos rumores sobre um tablet Windows, que a Nokia confirmou todos eles lançando recentemente um modelo com ese sistema operacional. Aliás, a Nokia já trabalhava com o conceito antes mesmo da Apple lançar o iPad. Antes do Nokia 770 Internet Tablet, eles desenvolveram um modelo que quase se transformou em um produto real. Falo do Nokia M510 Web Tablet, confeccionado para ser lançado em algum momento de 2001.

A Nokia chegou a produzir mil unidades do produto, antes dos diretores da empresa decidirem suspender o lançamento. Não era um produto empresarial ou de uso complicado. Pelo contrário: a Nokia queria que ele fosse o mais focado possível para o uso familiar e pessoal.

M510webtablet

Podemos considerar Esko Yliruusi como um dos seus criadores, responsável por testar a funcionalidade das comunicações do tablet. Ele, como os demais membros da equipe que envolveram o projeto, ficou com uma unidade do produto, que é essa apresentada no post. Esko deixou a Nokia quando o projeto foi cancelado em agosto de 2001.

O M510 apostava muito no design Nokia. Longe do minimalismo que impera nos tablets atuais, contava com vários botões e controles ao lado da tela. Também contava com uma boa dose de conectividade, como é possível verificar na folha de especificações técnicas do produto.

Até mesmo a tela touch LCD era um elemento de destaque para a época, com 10 polegadas de tamanho (800 x 600 pixels). O tablet contava com uma bateria com autonomia de 4 horas de uso, e pesava 2 kg.

img4x3

As funcionalidades do Nokia Web Tablet eram muito avançadas para a sua época, com um sistema operacional Epoc (quase se transformando no Symbian), um gestor de e-mails, calendário, boletim de notícias e navegador web Opera.

Ou seja, fica claro o nível avançado de pesquisa, desenvolvimento e produção da Nokia na época, mas a falta de valor ou visão – que também podem ser reflexos da cômoda posição da empresa na época -, o produto não chegou ao mercado.

Por fim, apenas para aproveitar que estou falando da Nokia nesse post, a imagem abaixo foi registrada ontem (26), e é mais um sinal emblemático que a história da empresa chegou ao fim, com as faixadas dos quartéis generais em Keilaniemi em mudança.

650_1000_keilaniemi

Mais imagens do tablet Nokia M510 a seguir.

webtablet-logo webtablet-liittimet webtablet-mail webtablet-muistio webtablet-perhe

Via DigitToday