A Nokia confirma o primeiro dos rumores divulgados nas últimas semanas, e acaba de anunciar oficialmente o lançamento do Nokia Lumia 920 PureView. Jo Harlow acaba de apresentar o primeiro smartphone da fabricante finlandesa a contar com o sistema operacional Windows Phone 8 e o sensor de câmera com tecnologia PureView.

O modelo foi apresentado em um vídeo onde é possível destacar, além da presença do PureView, um processador Snapdragon S4 de 1.5 GHz, tela de 4.5 polegadas em HD com tecnologia ClearBlack, e 8 megapixels de sensor de câmera, com lentes Carl Zeiss (câmera frontal de 2 megapixels). Apesar desse novo sensor não contar com tantos megapixels como os fãs da marca esperavam, em compensação, essa câmera possui um novo sistema chamado “floating lens, que trabalha para aumentar ainda mais a estabilidade de vídeos gravados em alta definição. No caso do Lumia 920 PureView, ele pode gravar vídeos em até 1080p (Full HD).

O Nokia Lumia 920 ainda conta com 1 GB de RAM, 32 GB de armazenamento, tecnologia NFC, conectividade Bluetooth 3.0, WiFi, slot para cartões microSD, conectividade 4G LTE e suporte nativo para recarga de bateria sem fio. Sua bateria é de 2.000 mAh, que a Nokia afirma que “pode manter o smartphone ativo durante um dia inteiro”. Além disso, o processador dual-core S4 Snapdragon é capaz de oferecer uma autonomia de bateria até 30% maior que os processadores atuais. Ou seja, tudo o que foi especulado nos últimos dias.

Outra novidade anunciada foi o PureMotion HD+, que atua na tela curvada de 4.5 polegadas, sendo esta uma nova tecnologia de tela que promete uma melhor reprodução de conteúdos na tela em alta definição.

O Nokia Lumia 920 PureView possui um chassi de policarbonato, nas cores amarelo, vermelho, branco, verde e preto. Contará com aplicativos exclusivos da Nokia, além de uma integração completa com o Nokia Maps, incluindo suporte offline com GPS com recurso turn-by-turn de voz. Também apresentaram o Nokia City Lens, que é um sistema de realidade aumentada que vai apresentar sugestões de restaurantes, locais de entretenimento e outras opções sobre o cenário no qual a câmera do smartphone está captando. O Nokia Maps também vai atuar com o recurso de realidade aumentada.

Diversos recursos do Windows Phone 8 também foram apresentados. Muitos ligados à sua poderosa câmera. Mostraremos eles em um momento posterior, em um post específico.

Em desenvolvimento. Atualizaremos esse post em breve.