Já prometido para chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2013, o Nokia Lumia 920 foi homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o que torna o smartphone apto para ser vendido no mercado brasileiro. A boa notícia para os fãs da fabricante finlandesa é que o modelo aprovado no Brasil é compatível com as redes 4G nacionais.

Essa informação também não chega a ser uma novidade. Na última visita de Stephen Elop (CEO da Nokia) no Brasil, o executivo confirmou que o smartphone seria comercializado no nosso mercado na janela prevista, e posteriormente, a própria Nokia no Brasil informou que o Lumia 920 seria compatível com as redes 4G LTE nacionais. Com essa estratégia, a Nokia aposta que pode “roubar” algum mercado de seus concorrentes, principalmente o mercado da Apple e do iPhone 5, que chega ao Brasil sem a compatibilidade com a nova rede de dados em alta velocidade.

A pergunta é: será que os usuários vão deixar de lado a experiência de uso do iPhone, para contar com a alta velocidade de dados das redes 4G? Na minha opinião, acredito que a grande maioria ainda vai preferir o iPhone, pelo fator “conjunto da obra”. Mas vamos ver o que o tempo vai dizer.

Relembrando as especificações do Nokia Lumia 920: tela de 4.5 polegadas (1280 x 768), processador Qualcomm dual-core de 1.5 GHz, 1 GB de RAM, câmera de 8 megapixels, 32 GB de armazenamento e Windows Phone 8. O smartphone está apto a ser montado no Brasil, de acordo com o seu certificado. Isso pode vir a não acontecer, se a Nokia quiser acelerar o seu lançamento por aqui, ou pode, uma vez que a própria Nokia fechou parcerias e investimentos para expandir a sua produção local de produtos, principalmente os dispositivos ligados às redes 4G.

O Nokia Lumia 920 também é compatível com as redes utilizadas pelas operadoras na Europa e nos Estados Unidos, e passa a ser o terceiro smartphone a ser compatível com as redes 4G do Brasil (além do Motorola RAZR HD e do Samsung Galaxy S III LTE).

Via Tecnoblog