A Nokia foi uma das primeiras grandes fabricantes a mostrar as suas novidades na Mobile World Congress 2013, que começou hoje (25) em Barcelona. E tal como já tinha sido antecipado no último final de semana, dois novos smartphones com Windows Phone 8 foram anunciados. Começamos as apresentações pelo Nokia Lumia 520.

O modelo é destinado aos mercados emergentes (a.k.a. Brasil) e usuários de linha baixa. O smartphone possui tela IPS de 4 polegadas (800 x 480), que é ultra sensível a ponto de poder ser utilizada com luvas, processador Snapdragon dual-core de 1 GHz e 512 MB de RAM. Além dessas especificações, podemos encontrar no Nokia Lumia 520 a conectividade HSPA+ (21 Mbps), uma bateria de 1.430 mAh, uma câmera traseira de 5 megapixels (com gravação de vídeos a 720p @ 30 FPS), além da oferta de 8 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD de até 64 GB).

Nas suas dimensões, falamos de um smartphone de 9.9 mm de espessura e 124 gramas de peso, que consegue abarcar um conector Bluetooth 3.0, GPS, Wi-Fi b/g/n e os típicos conectores de 3.5 mm e interface USB. Tal como podemos encontrar nos demais membros da família Lumia, esse modelo com Windows Phone conta com os serviços mais populares da Nokia, como o Nokia Music, Nokia Here, entre outros. O Lumia 520 chegará ao mercado em cinco opções básicas de cores (branco, preto, azul, amarelo e vermelho), e suas carcaças sempre poderão ser trocadas com outras opções de cores oferecidas pela Nokia (vendidas separadamente).

O Nokia Lumia 520 tem preço sugerido de US$ 183, e sua rota de lançamento começa pela China, passando depois pela Europa, Ásia e Estados Unidos.