Google e Apple passam a ter com um adversário de peso no mundo dos mapas em smartphones. A Nokia anunciou que vai lançar as versões iOS e Android do Nokia Here, a sua nova solução de mapas em dispositivos móveis.

Para muitos, a Nokia teve durante muito tempo uma ótima solução de mapas, com uma boa quantidade de dados e soluções de mapeamento em 3D de algumas cidades. E isso tudo apareceu bem antes do Google e da Apple começarem a brincar com isso. Pois bem, a empresa finlandesa faz uma nova investida nesse importante segmento, e lançou recentemente o Nokia Here, que é o antigo Nokia Mapas, mas com novas características bem interessantes.

O Nokia Here está construído integralmente em HTML5, e oferece a experiência dos seus mapas em parceria com a Earthmine, que pode tirar fotos no mesmo estilo do StreetView do Google. O anúncio das versões do iOS e Android do aplicativo é uma tentativa da Nokia em ir além do Windows Phone, expandindo o serviço para outras plataformas. Além é claro de aproveitar o momento (nada favorável) que a Apple passa com os mapas do iOS 6.

Por outro lado, o lançamento do Nokia Here para o iOS pode representar um golpe para o Google, que não consegue recuperar seu espaço, depois de ser retirado do iOS, e ainda desenvolvendo um aplicativo próprio para o sistema móvel da Apple.

Principais características do Nokia Here no iOS:


  • Rotas em transporte público: o Nokia Here contará com esse recurso, que já funciona muito bem no Nokia Transport do windows Phone.
  • Mapas offline: com o Nokia Here, uma área determinada pode ser escolhida pelo usuário para fazer o download dos seus mapas, para uma consulta offline. Isso pode ser muito útil em viagens ou em smartphones que não possuem uma conexão de dados, independente do motivo.
  • Direcionamento por voz para as rotas à pé: pode parecer a menos interessante de todas, mas ainda assim, é um diferencial. Até então, o recurso era limitado ao uso dentro de um carro, e não é todo mundo que se orienta facilmente à pé.
  • Dados na nuvem: independente do dispositivo ou do navegador utilizado, todas as notas rotas, marcadores e elementos estarão sincronizados com uma conta Nokia.

Para maiores informações sobre o Nokia Here, clique aqui.