650_1000_4g-lte

Algumas empresas estão desenvolvendo projetos dirigidos às redes 5G, mas outras ainda estão pensando em explorar as redes LTE. A chegada dos primeiros chips capazes de suportar as redes LTE Cat 6 de 300 Mbps acabam de ficar na sombra da demonstração técnica feita pela Nokia, em conjunto com a operadora sul-coreana SK Telecom.

O projeto dessa parceria resulta no desenvolvimento de uma rede 4G LTE com uma capacidade de transferência de 3.78 Gbps, suficiente para transferir um arquivo de 5 GB em apenas 11 segundos. Levando em conta que a maioria das redes hoje oferecem velocidades de 150 Mbps, podemos concluir que a nova tecnologia pode oferecer taxas de transferência 20 vezes mais rápidas.

Para esses testes, os engenheiros da Nokia e da SK Telecom fizeram uso de 10 espectros de frequências combinados tanto para LTE FDD como para LTE TDD, e essa combinação de várias capas foi a responsável desse resultado tão notável.

Ainda vai demorar muito para ver tais capacidades de transferência de dados em nossos smartphones, mas esta demonstração é uma prova clara que as redes 4G LTE ainda tem uma boa margem de melhora, e que as configurações atuais são apenas uma pequena parte de todo esse potencial.

Via Pocket-Lint