nokia-asha-501-color-range

A Nokia anunciou hoje (09) na Ínida o Asha 501, o primeiro smartphone de uma nova série de produtos, e que marca a estreia de uma nova plataforma para os dispositivos móveis de entada da empresa. A partir de agora, a plataforma Asha estará presente em smartphones que se aproximam do design da linha Lumia, além de oferecer aos desenvolvedores a chance de criar aplicativos para dispositivos com telas maiores.

Com preço internacional sugerido de US$ 99, o Nokia Asha 501 terá lançamento em mais de 90 países, e no Brasil, ele chega ao mercado no terceiro trimestre de 2013, na versão dual SIM. Com esse novo produto, o S40 deixa de existir, e o novo sistema Asha Platform passa a assumir os dispositivos de entrada da fabricante finlandesa.

nokia-asha-501-yellow-front

O Asha 501 possui tela touch capacitiva de 3 polegadas, carcaça traseira com material de alta resistência e na sua parte frontal, o smartphone possui apenas um botão, o “voltar”. A ideia aqui é apresentar a interface de usuário mais simples e intuitiva possível, em um dispositivo compacto e leve (o smartphone pesa apenas 98 gramas).

A interface da Asha Platform conta com apenas duas telas, onde o usuário pode localizar os últimos contatos acessados, redes sociais e aplicativos, contando com um multitarefa que mostra as 50 atividades mais recentes no dispositivo. O novo Asha também conta com o Nokia Xpress, navegador web que permite a compactação de páginas da web para reduzir em até 90% (segundo a Nokia) o uso dos dados no dispositivo.

A Nokia aproveita o lançamento para anunciar a chegada do Nokia Xpress Now, aplicativo que recomenda conteúdos baseado na localização, preferência e assuntos preferidos do usuário. O aplicativo já pode ser baixado na Loja Nokia.

nokia-asha-501-red-front

 

Em linhas gerais, o Nokia Asha 501 é um smartphone de entrada, que pode ser o preferido para aqueles que querem combinar o dispositivo com o seu gosto ou estilo de vida (já que o aparelho conta com nada menos que seis tonalidades diferentes. É mais uma aposta da fabricante finlandesa no seu segmento para mercados emergentes ou em desenvolvimento, uma vez que o único grande país onde o modelo não foi confirmado foi justamente para os Estados Unidos.  

Especificações

• Dimensões: 99,2 x 58 x 12,1 mm, 98 gramas
• Câmera: 3.2 megapixels
• Tempo de espera na versão com dois chips: até 26 dias
• Tempo de conversação: até 17 horas
• Memória adicional de 4 GB (cartão incluído na caixa), expansível até 32GB
• 40 jogos gratuitos EA Games para download a partir da Loja Nokia
• Cores disponíveis no Brasil: preto e branco