A Nokia não se esqueceu da sua linha S40 na Mobile World Congress 2012. Pelo contrário. Lançou três novos modelos pensados para os mercados emergentes, dentro da sua nova linha de produtos Asha: os modelos Nokia Asha 202, 203 e 302.

O Nokia Asha 202 (foto acima) e 203 trazem a combinação do teclado tradicional com a tela touchscreen de 2.4 polegadas. O Asha 202 possui o recurso dual chip SIM, no modo Easy Swap, que permite uma troca rápida de chips, dispensando a necessidade de reiniciar o celular. O modelo também conta com um gerenciador de chips SIM, que permite a personalização e armazenamento de configurações de até cinco chips SIM no mesmo aparelho.

Os dois celulares contam com câmera de 2 MP, player musical, rádio FM, Nokia Browser e conectividade Bluetooth. Os modelos podem utilizar cartões de memória microSD de até 32 GB, e devem chegar ao mercado a partir do segundo trimestre de 2012. Além disso, os modelos Nokia Asha 202 e 203 serão os primeiros modelos com sistema S40 a oferecer jogos da Electronic Arts (EA). No seu lançamento, os usuários terão acesso gratuito aos 40 jogos da empresa que estão no catálogo da Loja Nokia, por 60 dias.

Já o Nokia Asha 302 traz como principal destaque ser o primeiro S40 a ser compatível com o recurso Mail for Exchange, permitindo o uso desse servidor para gerenciamento de e-mails, contato e calendários. O teclado QWERTY faz com que o lançamento seja voltado aos usuários profissionais e fãs de redes sociais, que procuram um celular com e-mail integrado. O modelo já vem com o WhatsApp integrado, e para gerenciar todos os seus recursos, ele vem com um processador de 1 GHz e conectividade 3G. Sem previsão de lançamento anunciada.

Via Assessoria de Imprensa