650_1000_here-maps-1

Era um sinal claro de identidade dos dispositivos com Windows Phone: o HERE, aplicativo de mapas e navegação da Nokia. Porém, tal oferta diferenciada mudou de rumo desde que a divisão de dispositivos móveis dos finlandeses foi adquirida pela Microsoft. Um dos efeitos colaterais pode ser notado pela decisão do HERE deixar de ser desenvolvido para Windows Phone, para que seus responsáveis apostem no Android e no iOS.

Recentemente o HERE desembarcou no Android, e como vantagem fundamental – deixando de lado a cobertura, precisão ou configurações adicionais -, os mapas do sistema ficavam no dispositivo, permitindo o uso do aplicativo em modo de navegação offline. Mas ao que parece, a pequena cota de mercado do Windows Phone fez com que os diretores do HERE tomassem a decisão de abandonar o desenvolvimento dessa versão, que a partir de agora deve ficar por responsabilidade da própria Microsoft.

Aliás, a Microsoft vai seguir pagando as licenças necessárias para manter o HERE pré-instalado em seus dispositivos, mas também vai se responsabilizar pelas futuras mudanças no software. Enquanto isso, a equipe do HERE vai para o que realmente interessa nesse momento: melhorar a versão para Android, e concluir a versão para iOS.

O HERE para iOS tinha previsão de lançamento para antes do fim de 2014, mas só deve estrear mesmo no começo de 2015. Udo Szabo, responsável por essa unidade de negócios da Nokia, deixou claro que ‘agora desenvolvemos aplicativos baseados em um mercado realista’.

É… está ficando cada vez mais difícil para o Windows Phone…

Via PhoneArena