Em evento realizado ontem (24) em São Paulo, a Nokia apresentou de forma oficial os seus dois novos lançamentos no seu segmento de smartphones. Os modelos 808 PureView e Lumia 900 chegam ao mercado como modelos esperados pelos fãs da empresa, com configurações elevadas e preços de modelos top.

Começando pelo Nokia 808 PureView, que conta com uma poderosa câmera com sensor de 41 megapixels reais (segundo a Nokia, não são adotadas interpolações para que as imagens alcancem esse nível de qualidade), e foi considerado o “melhor lançamento” da Mobile World Congress 2012 de Barcelona, realizado em fevereiro. Não só por causa da poderosa câmera, mas também pelo seu design elegante e diferenciado.

O desenvolvimento do projeto PureView envolveu cinco anos de trabalho, e mais de 400 pessoas envolvidas no projeto. Essa tecnologia cria um oversampling de pixels, condensando até sete pixels em apenas um. Com isso, as imagens captadas pelo sensor oferecem um maior nível de brilho e qualidade, com uma nitidez muito maior em ambientes com diferentes níveis de iluminação. Trabalhando em conjunto com o flash Xenon e com as lentes Carl Zeiss, a câmera do 808 PureView promete um resultado único em termos de fotografia em dispositivos móveis.

O Nokia 808 PureView também se destaca pela sua capacidade de captação de áudio e vídeo. Pode gravar vídeos em Full HD (1080p), com uma captação de áudio que usa a tecnologia Rich Recording da Nokia, que é capaz de captar o áudio que está ao redor do aparelho com alta fidelidade. O recurso Dolby Headphone é capaz de converter o áudio estéreo dos fones de ouvido em um som surround com som Dolby Digital Plus 5.1, e isso, com qualquer fone de ouvido.

O smartphone chega ao mercado com o sistema operacional Nokia Belle FP1 (a mais recente versão), e seu preço para o mercado brasileiro é de R$ 1.999.

O Nokia Lumia 900 chega ao Brasil já compatível com as redes 4G (HSPA+, com download de até 42 Mbps), e é mais um smartphone com design premiado, em um corpo unibody de policarbonato e sistema operacional Windows Phone 7.5. O modelo foi oficialmente anunciado na CES 2012 de Las Vegas, em Janeiro.

O lançamento possui tela AMOLED de 4,3 polegadas com tecnologia ClearBack, alta autonomia de bateria para várias horas de vídeo e áudio, câmera de 8 megapixels com flash LED duplo e lentes Carls Zeiss, câmera frontal para videochamadas e processador Qualcomm Snapgradon de 1.4 GHz. O Lumia 900 também oferece ao usuário os principais recursos desenvolvidos pela Nokia para aumentar a produtividade do usuário, como o Nokia Maps e o Nokia Dirigir (navegador GPS com orientação por voz).

O Lumia 900 está disponível no Brasil em duas opções de cores (preto e prata), com o preço sugerido de R$ 1.799. Por enquanto, esse modelo pode ser encontrado nas lojas físicas e online da Nokia, e a partir de setembro, as operadoras Vivo e Claro passam a comercializar o produto.