Nokia 8

A Nokia anunciou oficialmente o Nokia 8, novo smartphone top de linha dos finlandeses.

Alvo de muitos rumores e vazamentos nos últimos meses, seu lançamento quase não traz surpresas sobre o que já sabemos sobre o dispositivo. Porém, dá novamente o protagonismo às câmeras, para uma lente dupla Zeiss, além de todo o poder de hardware.

O Nokia 8 conta com o processador Qualcomm Snapdragon 835, trabalhando com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (expansíveis via microSD), sendo assim um autêntico top de linha, com a promessa de um desempenho muito fluído, com o Android 7.1.1 Nougat em estado puro.

Nas conexões, temos LTE Cat 9, WiFi dual band, NFC, USB Type-C 3.1 e conector para fones de ouvido. Sua bateria possui 3.090 mAh, com modo de recarga rápida Quick Charge 3.0 da Qualcomm.

 

 

A câmera é um dos pontos de maior destaque do Nokia 8. É a primeira vez que a nova Nokia aposta em uma dupla lente, algo quase imprescindível nos modelos top de linha atuais.

O Nokia 8 combina um sensor RGB de 13 MP com outro monocromático de 12 MP. A lente assinada pela Zeiss tem abertura f/2.0 e ângulo de visão de 76.9 graus, além de trazer foco por detecção de fases e flash dual-tone.

Nas funções de câmera, a Nokia estreou uma opção de vídeo chamada Dual-Sight, onde é possível gravar vídeos com a câmera traseira e frontal simultaneamente, em um modo chamado Bothie, que combina as duas imagens. O som nas gravações de vídeo ganha um boost com o OZO Audio, sistema que combina três microfones para obter um efeito mais envolvente.

A câmera frontal de 13 MP (f/2.0) tem foco por detecção de fase e flash através da tela.

 

 

Outra tendência dos tops de linha atuais presente no Nokia 8 é o design quase sem bordas nas laterais, mas com bordas generosas nas partes superior e inferior.

O leitor de digitais está na parte frontal, abaixo da tela de 5.3 polegadas (IPS, QHD). Essa tela alcança os 700 nits de brilho, o que oferece um bom desempenho debaixo de um sol forte, e recebe a proteção Gorilla Glass 5, com acabamento 2.5D.

 

 

Seu alumínio tem um acabamento brilhante, pouco habitual em dispositivos metálicos. É um alumínio série 6000, mais resistente, com um processo de metalização e polimento. O modelo recebe certificação IP54, com resistência à gotas de água.

O Nokia 8 tem preço sugerido na Europa de 599 euros.