nod-portada

Por trás dos óculos e das pulseiras, alguns acreditam que o próximo passo da tecnologia wearable está nos anéis. A proposta do Nod passa por colocar um anel no dedo indicador, onde será possível controlar os demais dispositivos que temos. A ideia lembra, de certa forma, a do Leap Motion.

Falamos de outros dispositivos conectados, como smartphones, câmeras, tablets, computadores, TVs e eletrodomésticos. Tudo isso controlado por gestos com a nossa mão, mas também por uma pequena superfície touch e dos botões que complementam a forma de interação. A conectividade empregada é a última especificação Bluetooth, aproveitando o baixo consumo, com autonomia prometida de um dia de uso.

Controlar nosso lar

Nod (5)

Ainda que a lista de dispositivos seja variada, parece ter uma especial orientação para o controle dos elementos do lar, com a possibilidade de conectá-lo aos termostatos Nest, o sistema Belkin WeMo e as lâmpadas Philips Hue.

Aproveitando a conectividade Bluetooth com outros dispositivos, a empresa também planeja a possibilidade de conectar e desconectar – ou realizar outras ações -, de acordo com nossa proximidade com o anel. Por exemplo, que nosso smartphone se desbloqueie quando nos aproximamos do Nod. Ou seja, aproveitar as funcionalidades de acordo com a proximidade.

Não podemos detalhar todas as especificações, mas sabemos que no anel há um acelerômetro – de nove eixos, dizem -, além de dois processadores ARM Cortex M3, que vão gerenciar todos os movimentos reconhecidos (com uma definição de 32.000 dpi).

A ausência mais notável que podemos encontrar em um dispositivo de suas características é o microfone. Complicaria as coisas ao se tratar de um gadget resistente à água (IP68), mas também oferecerá um novo método para controlar e introduzir textos.

Preço e disponibilidade

O Nod já está disponível para reservas, por um preço de US$ 149, com diferentes tamanhos (até 12). A sua disponibilidade só vai acontecer no segundo semestre de 2014. Na lista de dispositivos compatíveis, existem TVs da LG lançadas em 2012, a câmera Go Pro, o set-top box Roku, e os principais sistemas operacionais (iOS, Android, Windows, Mac OS).

Nod (1) Nod (2) Nod (3) Nod (4) Nod

Via Nod