650_1000_kantar-1

Todo mundo sabe que a BlackBerry não está no seu melhor momento. John Chen está tomando decisões, algumas esperadas e outras surpreendentes, que talvez podem reverter a situação da empresa. Ou não. Só o tempo vai dizer. Porém, o mais curioso é que em alguns países, a BlackBerry ainda mantém algum fôlego nas vendas.

Um gráfico publicado pela Kantar Worldpanel mostra a evolução das vendas de smartphones no Reino Unido entre os meses de março de 2004 e março de 2014. Em uma década analisada, temos dados muito interessantes.

Um dos que mais chamaram a atenção é que o iOS chegou com muita força em setembro de 2007, e não demorou para superar tanto o Windows Mobile como o BlackBerry. o Android chegou no final de 2008, e em muito pouco tempo conseguiu uma cota maior que os sistemas da Microsoft e dos canadenses, mas demorou um pouco mais para superar o iOS.

Essa evolução não é algo muito diferente do que aconteceu em outros mercados. Mas o que realmente é interessante nesse estudo é que a BlackBerry teve uma cota de mercado notavelmente maior do que as diferentes versões do Windows em muitos momentos recentes nesse período, especialmente entre os anos de 2010 e 2013.

Devemos levar em consideração que o estudo é limitado ao comportamento do mercado mobile no Reino Unido. Mas não resta dúvidas que estamos falando de um país com muito peso no mercado internacional, por conta da sua capacidade econômica e população. E sim… até hoje, os britânicos gostam mais do BlackBerry do que do Windows Phone.

Via CrackBerry, PhoneArena