smartphone-samsung-galaxy-s-ii-duos-tv-dualchip-3gandroid-4.2-cam.-5mp-tela-4-34-desbl.-tim-155131500

Marketing. Essa é uma palavra muito importante no mundo da tecnologia. A propaganda é a alma do negócio, e muitos fabricantes tentam tornar os seus produtos o mais atraente possível para os consumidores. A Samsung Brasil sabe muito bem disso, e mais uma vez, de forma estratégica, muda o nome de um dos seus modelos em circulação no país: o Samsung Galaxy Ace 3 (GT-S7273T) teve a sua variante nacional “rebatizada” para Samsung Galaxy S II Duos TV.

O modelo é vendido de forma exclusiva (por enquanto) na operadora TIM, e seu preço sugerido é de R$ 849 (pode ser menor, de acordo com o plano escolhido). Com um apelo claramente popular, a página de venda do produto na operadora até coloca, de forma discreta, a frase “O sucesso da Samsung agora com TV e dual chip”. Bom, que o Galaxy S2 é um sucesso da Samsung, eu não tenho dúvidas disso. Mas… será que ele é mesmo a versão do megahit do fabricante sul-coreano, mas com a adição do recurso de TV e dual chip?

Vamos ver…

Antes de qualquer coisa, é importante aqui comprovar que o modelo que estamos abordando é sim o Galaxy Ace 3 “rebatizado” como Galaxy S II Duos TV. Se você se der ao trabalho de fazer uma simples busca no Google com o nome de código “S7273T”, verá que os resultados mostram a conexão entre os dois modelos. Da mesma forma, se você fizer a pesquisa pelo termo “Galaxy S II Duos TV”, verá a referência do nome de código do Galaxy Ace 3. E, se você ainda não está satisfeito, o site Samsung Updates (especializado nas atualizações de ROMs para aparelhos da Samsung) também indica o Galaxy Ace 3 em versões diferentes (para a América Latina e para o Brasil), com a mesma referência de código (GT-S7273T).

Sem falar que a própria página em português da Samsung já mostra o produto como um dos listados no seu portfólio (mesmo que de forma incompleta em seu site).

Muito bem. Agora que sabemos de qual modelo que estamos falando, vamos conferir as principais especificações técnicas do Samsung Galaxy S II Duos TV (ou do Galaxy Ace 3, como preferir).

O modelo vendido pela TIM (e alguns e-commerces nacionais) possui um processador dual-core de 1 GHz (contra 1.2 GHz dual-core do S2 original), 1 GB de RAM (tal como o S2 original), tela de 4 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels e 16 milhões de cores (contra 4.3″ – 800 x 480 pixels e 16 milhões de cores do S2 original), 4 GB de armazenamento interno – expansíveis via slot para cartões microSD de até 64 GB (contra 16 GB de armazenamento – expansíveis para até 32 GB via microSD do S2), internet HSDPA de 14.4 Mbps (contra HSDPA+ 21 Mbps do S2), câmera traseira de 5 megapixels (contra 8 MP do S2 original) e câmera frontal VGA (contra 2 MP do S2 original).

Como podem ver, são modelos razoavelmente diferentes nas suas especificações.

De novo: esse texto não levanta nenhum tipo de conjectura ou pré-julgamento sobre as empresas envolvidas, e não é tão voltado aos usuários que já conhecem bem como essas coisas funcionam. Porém, usuários novatos ou menos experientes podem ser induzidos ao erro, por entenderem que podem comprar uma variante de um produto de uma determinada qualidade, quando na verdade, além de ser um modelo com especificações bem mais modestas, é um modelo de outra série, bem diferente daquele que é proposto pela fabricante.

É compreensível que todo fabricante busque oferecer um produto da forma mais atraente possível. Porém, é preocupante que essa prática se torne cada vez mais recorrente no mercado mobile.

Tal como foi publicado no post sobre o “Galaxy S3 Duos”, ainda estamos esperando um pronunciamento da Samsung Brasil sobre o assunto. O espaço do TargetHD.net está aberto para maiores esclarecimentos do fabricante.

Para mais informações, acesse a página do produto no site da TIM. Veja abaixo um vídeo gravado por um cliente da operadora, falando um pouco sobre o smartphone.

 

Agradecemos ao @tobo3d, que deu a dica dessa pauta via Twitter.