Parece que não é só o Microsoft Surface que anuncia uma capacidade, mas na prática, entrega outra bem menos. O Nintendo Wii U vai adotar a mesma “tática”, e a fabricante do console já se explicou sobre o motivo dessa iniciativa.

Antes das explicações, tudo indica que está virando moda essa história dos fabricantes anunciarem uma capacidade de armazenamento de dados disponível para o usuário, mas na prática, “roubar” alguns GBs com dados do sistema. Tudo bem, os SOs estão ficando cada vez mais avançados, mas seria bacana se eles encontrassem uma outra solução para a questão, e não anunciar 32 GB para que o usuário só possa contar com 16 GB para uso livre.

Dito isso, vamos aos fatos que envolvem a Nintendo. Segundo o site Kotaku, o problema envolve as duas versões do Wii U, com capacidades de 8 GB e 32 GB. Porém, por razões óbvias, o problema é bem mais sério no modelo com capacidade menor. Dos 8 GB anunciados, o usuário recebe na prática um disco com 7.2 GB. Até aí, tudo bem. Porém, 4.2 GB são ocupados com o sistema operacional do console. Resultado: ridículos 3 GB livres para o usuário salvar partidas ou descarregar conteúdos adicionais, filmes, jogos, etc.

A Nintendo afirma que os usuários que comprarem o modelo de 8 GB não terão espaço suficiente para salvar uma cópia do Nintendo Land (que ocupa 3.2 GB), mas que terão espaço suficiente para os 2 GB exigidos do New Super Mario Bros U.

Já no modelo de 32 GB, o problema não é tão dramático assim, uma vez que restam 24.8 GB de espaço livre para o jogador. Mesmo assim, não é uma boa notícia ter tanto espaço consumido pelo sistema. A solução proposta por eles é conectar um disco rígido externo, uma vez que o Wii U suporta unidades de até 2 TB de capacidade de armazenamento. Mas nem tudo é tão simples assim com a Nintendo. Até na hora de conectar o disco rígido, você tem alguns pequenos inconvenientes.

Se o disco que será conectado possui uma fonte de energia externa, não tem problemas. Se você vai utilizar um disco externo que é alimentado pela própria porta USB, você vai precisar de um cabo em Y para conectá-lo também na tomada elétrica (via adaptador). E se você possui uma unidade flash, a Nintendo não recomenda que você a utilize, uma vez que as velocidades de leitura e gravação podem afetar o desempenho do console.

Olha só como as coisas estão simples para os futuros usuários do Nintendo Wii U… não seria mais fácil oferecer discos de armazenamento maiores? Ou então tornar logo o console compatível com HDs compactos, oferecendo a tecnologia necessária para que os mesmos funcionem da forma mais conveniente? É… anote esses detalhes antes de fazer a sua compra.