Uma péssima notícia para aqueles gamers que estavam pensando em adquirir uma unidade do Nintendo Wii U no ato do seu lançamento lá fora. A Nintendo confirmou para o site Eurogamer que o seu novo console vai mesmo contar com um sistema de bloqueio por região.

Ou seja, os jogos comprados em regiões diferentes daquelas onde o console foi comprado não poderão ser usados com o seu videogame. Se você comprar o seu Wii U nos Estados Unidos, só poderá rodar jogos compatíveis com aquela região. Comprou o console na Europa, somente jogos europeus, e assim por diante.

Apesar dessa política já ser uma velha conhecida dos proprietários do Nintendo Wii e do 3DS, ficava a esperança que o novo console doméstico da “Big N” mudasse tal filosofia, até mesmo para incentivar as vendas entre os mercados Pelo visto, isso não vai acontecer.

Quem vive na Europa ou na América (do Norte), normalmente, se encaixam na mesma “região” de compatibilidade, o que até facilita o comércio de produtos entre os visitantes dessas regiões. Porém, para aqueles que vivem na América do Sul, essa compatibilidade não existe, e no caso mais grave, que são os jogos lançados antes (ou exclusivamente) no Japão, que jamais vão rodar nos consoles de outras regiões.

Por fim, o tamanho do catálogo de jogos para o Wii U em cada região vai depender exclusivamente dos distribuidores de cada região, o que leva ao péssimo cenário de, se um jogo algum dia for lançado mundial, esses mesmos distribuidores é que vão determinar quando poderemos comprar o jogo.

E infelizmente, é a Nintendo não aprendendo com os erros do passado.

Via Eurogamer