Wii-White

De novo, não chega a ser surpresa essa decisão. Depois de encerrar a produção do Wii no Japão, a Nintendo decidiu fazer o mesmo na Europa.

Um porta-voz da empresa confirmou para o site MCV a decisão dos japoneses, informando que ainda que as importações do produto tenham se encerrado, que eles ainda seguem com múltiplas opções para aqueles que querem aproveitar os jogos do Wii e a experiência de jogo do console.

Para começar, o Wii U está quase que completamente retro-compatível com os jogos do Wii, sem mencionar que o Wii Mini segue disponível em alguns mercados. Ou na pior das hipóteses, que o Wii original ainda está disponível em algumas distribuidoras ou em mercados alternativos (nas vendas dos produtos de segunda mão). Desse modo, o único mercado que ainda produz o videogame é o norte-americano, que segundo a divisão local da Nintendo, “não tem nenhum plano de disponibilidade do console”. Ou seja, por lá, o Wii ainda deve estar disponível durante as vendas do Natal.

Por enquanto, não há maiores explicações oficiais dos motivos que levaram a Nintendo para essa decisão na Europa. Porém, as escassas vendas do Wii U podem ter precipitado tal decisão, numa tentativa de incentivar os compradores a adquirirem o novo console. Também não ajuda muito o fato que muitos seguem considerando o Wii U uma simples atualização do console original, e não um novo sistema na íntegra, além de confundirem o GamePad com um mero periférico adicional.

Em resumo: a coisa está complicada para a Nintendo. Não será surpresa nenhuma se a big “N” anunciar o fim do console nos Estados Unidos em 2014.

Via MCV, GameSpot