A Nintendo fez de novo. Seguindo a sua política de atualizações para os seus consoles portáteis, a fabricante japonesa lançou uma versão renovada do seu popular console com tela 3D sem óculos, através do Nintendo 3DS XL (ou 3DS LL, no Japão), que possui uma tela 90% maior do que o modelo original.

Esse é mais um ciclo de mudança da Nintendo entre várias registradas nos últimos 15 anos. Se antes eles pensavam em consoles portáteis com tamanhos avantajados, e passaram para modelos com dimensões “Lite” ou “Pocket”, a tendência se inverteu novamente. Dispositivos com telas enormes, destacando o aspecto visual.

Com uma tela 3D sem óculos como a do seu predecessor, mas com 4.88 polegadas de diagonal e uma tela touch inferior de 4.18 polegadas, o novo Nintendo 3DS XL possui (virtualmente) o dobro do tamanho do original, e esse novo tamanho permitiu que a Nintendo adicionasse algumas melhorias interessantes para o usuário.

Para começar, o 3DS XL terá uma autonomia de bateria superior a aquela que encontramos no 3DS original, passando de 3 a 5 horas de uso médio para 3.5 a 6.5 horas de jogos no console. Esse aumento é marcado pelo maior espaço para alojar uma bateria com maior tamanho. Por outro lado, se utilizamos jogos do “antigo” Nintendo DS, vamos obter duas horas a mais de autonomia de bateria, passando de 5 a 8 horas do modelo anterior para 6 a 10 horas do modelo atual.

Outra das novidades planejadas para atrair o consumidor é que a Nintendo vai incluir no pack da nova versão do portátil um cartão SD de 4 GB para salvar partidas ou jogos baixados na eShop, contra o SD de 2 GB que inclui o modelo atual. E algo exclusivo para aqueles que vivem na parte ocidental do planeta: ainda que os usuários japoneses vão receber o console sem adaptador para energia elétrica (para cortar os custos no valor final; o carregador pode ser adquirido em separado ou pode utilizar o carregador do 3DS original), nos Estados Unidos, o Nintendo 3DS XL será vendido com o seu respectivo adaptador AC.

A má notícia? A Nintendo decidiu não incorporar o segundo stick analógico nessa nova versão do portátil, o que significa que provavelmente eles vão lançar uma versão atualizada do seu Circle Pad, que é capaz de se adaptar ao chassi de maior tamanho da versão XL.

O Nintendo 3DS XL chega ao mercado no dia 28 de julho, no Japão e na Europa, com três opções de cores (Branco, Vermelho e Preto e Prata e Preto). Nos Estados Unidos, o console portátil estará disponível no dia 19 de agosto, em versões nas cores Preto, Preto e Azul e Preto e Vermelho. Seu preço sugerido é de US$ 199,99.

Via Gizmologia