nintendo-wii-u-black

A Nintendo deve encerrar a produção do console Wii U no final de 2016, segundo informa o diário japonês Nikkei. O console já não é mais vendido na sua versão básica no Japão há quase um ano, logo, a decisão não seria algo surpreendente.

Pensando no significado prático dessa informação, esta é uma boa notícia. Com a saída do Wii U do mercado, a Nintendo abre o caminho para o seu console de próxima geração, o Nintendo NX. E esse movimento indica claramente que o novo produto estará no mercado antes do final do ano.

Por outro lado, a Nintendo oficialmente nega os rumores. Em declaração para o ITMedia, a empresa informa que não tem planos de parar a produção do Wii U tão cedo: “A matéria da Nikkei não é um anúncio oficial. Temos planos de seguir com a produção durante o resto do ano”.

O Wii U não cumpriu com as expectativas da Nintendo, não repetindo o sucesso absoluto do Nintendo Wii, o melhor console em vendas da geração anterior. Mas não se pode vencer sempre. É uma indústria de tecnologia muito dura, com uma competição pesada. Passar do Wii como número um em vendas e rentabilidade para o Wii U como o pior console em vendas da atual geração resultou em anos de perdas financeiras, algo até então desconhecido em toda a história da Nintendo.

Mas o mais importante é que o Nintendo NX estará no mercado nos próximos meses, e deve ser tudo aquilo que o seu antecessor prometeu ser e não foi. Temos poucas informações oficiais sobre ele, mas muitas especulações, como por exemplo a presença da realidade virtual, um desempenho mais potente que o PS4, podendo rodar os jogos top de terceiros e incluindo conceitos para o jogo em mobilidade.

O tempo vai dizer. As últimas informações falam que o Nintendo NX deve ser apresentado ao mundo em julho, na próxima edição da E3.

Via Nikkei, VentureBeat, NeoGaf, ITMedia