Zelda-3D

A Nintendo não ficou muito feliz com a versão 3D jogável do Zelda para o NES publicada na internet, e solicitou a remoção do game da web, por considerar uma violação de sua propriedade intelectual.

Os criadores da versão, que só a fizeram por conta dos 30 anos de lançamento de Zelda para NES, retiraram o jogo do ar para evitar maiores problemas. Mas o fizeram de bom grado: em um comunicado oficial, afirmam que, apesar de lamentarem a decisão da Nintendo por considerarem a adaptação deles algo perfeito para a ocasião, entendem o posicionamento da empresa, que tem todo o direito de proteger a sua propriedade intelectual.

É compreensível que a Nintendo não quera que suas franquias exclusivas sejam tratadas de forma arbitrária e sem a sua autorização. Logo, é fácil entender a decisão da empresa, apesar do fato dos criadores dessa versão 3D comentarem que compartilharam algumas partes do projeto no GitHub, suprimindo obviamente aquelas que podem levar a ter eventuais problemas legais.

Por outro lado, é preciso levar em consideração que a Nintendo normalmente tem um foco excessivo nos seus jogos clássicos em seus consoles de nova geração, e esse tipo de adaptação não a beneficia em nada, já que podem afetar claramente as suas receitas.

Via Site oficial do projeto