NintendoNX-SoQueNao

O Nintendo NX, próximo console de mesa da Nintendo, chegaria ao mercado em julho de  2016, de acordo com as informações oficiosas que chegam desde Taiwan.

O Digitimes cita fontes familiarizadas com as instalações industriais onde são fabricados os consoles. A produção dos primeiros protótipos começaria no próximo mês de outubro, e a produção principal ficaria a cargo da Foxconn Electronics, ainda que a Pegatron também receba alguns pedidos.

Os primeiros pedidos seriam entregues em fevereiro ou março de 2016, enquanto que a produção em massa começaria em maio, para um lançamento programado para o mês de julho. Eles citam que o console vai incluir componentes de empresas como Macronix, PixArt Imaging, Coxon Precise Industrial Nishoku Technology, Delta Electronics, Lingsen Precision Industries e Jentech.

Não há qualquer informação oficial sobre como será o Nintendo NX, mas fica claro que ele terá que elevar o nível de seu potencial, pelo menos na altura do PS4 e Xbox One para acessar os grandes jogos de terceiros, tal como contam os desenvolvedores da Sony e Microsoft, unidos aos seus próprios.

A tendência já vimos com o PS4, Xbox One ou Steam Machines: padronizar arquiteturas em torno do x86. Basicamente PCs dedicados e otimizados para a execução dos videogames. Não sabemos se a Nintendo vai optar por essa ou por outra estratégia, ou se vai adicionar tecnologias de realidade virtual ou conceitos dirigidos para a saúde ou atividade física.

A empresa tem o objetivo e entregar pelo menos 20 milhões de unidades do Nintendo NX no seu primeiro ano de vida. Previsões otimistas, já que nem o Xbox One conseguiu alcançar essa marca. De qualquer forma, a Nintendo precisa de um novo console para recuperar o terreno perdido.