mario-kart-8

A Brasil Game Show 2013, maior feira de videogames do Brasil, que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro em São Paulo, acaba de sofrer uma grande baixa. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Nintendo não estará presente no evento. A informação já foi confirmada pela própria organização da BGS.

Segundo Bill van Zyll, gerente geral da Nintendo na América Latina, o motivo para a decisão é a concentração de esforços na E3 2013, feira de videogames que aconteceu em junho, em Los Angeles (Estados Unidos), além do fato do Wii U já ter sido apresentado ao Brasil durante a BGS 2012.

Vale lembrar que a Nintendo não fez um grande evento de imprensa na E3 2013, mas fez uma coletiva menor, a Nintendo Direct, que foi transmitida online para o mundo todo. E de acordo com o executivo, a empresa está satisfeita com esse formato de apresentação.

Já Marcelo Tavares, organizador da BGS, afirma que está “chateado e decepcionado”, não só como organizador do evento, mas como fã de videogames. Afirmou também que todas as formas possíveis de negociação foram adotadas, mas que as duas partes não conseguiram chegar a um acordo. O espaço que era da Nintendo será ocupado pela Saraiva, que passa a ter um dos maiores estandes da feira.

Alguns pontos precisam ser observados para entender a decisão da Nintendo. O primeiro deles é que a própria Nintendo não passa por um momento favorável, com um Wii U que já pode ser considerado um fracasso de vendas, com apenas 3 milhões de unidades vendidas ao redor do planeta durante os sete primeiros meses de venda. São pelo menos 6 milhões de unidades vendidas a menos que o Nintendo Wii, e se comparados aos concorrentes diretos – Xbox 360 e PlayStation 3, os números são de 5 milhões e 4.3 milhões de desvantagem, respectivamente.

O segundo motivo é a própria decisão da Nintendo em não mais fazer grandes eventos nas grandes feiras. Estão adotando a realização de eventos locais, com transmissão pela internet, o que é mais barato para eles, além de oferecer uma repercussão maior entre o público-alvo da empresa, os gamers (que podem acompanhar tudo em tempo real).

Sem falar que o Wii U está com o seu lançamento muito atrasado no Brasil. A Nintendo prometeu o lançamento do console para o começo de 2013, e depois, adiou para o final do ano, sem definir uma data e um preço para o produto por aqui (nos EUA, o Wii U custa US$ 299). Além da baixa quantidade de jogos para a plataforma.

A Brasil Game Show 2013 acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Ingressos para os dias 26 e 27 de outubro já estão esgotados.

Via Folha de São Paulo, Tecnoblog