n1-kitkat_02

A Google afirmou no ato do lançamento do Android 4.4 KitKat que o sistema operacional foi desenvolvido para rodar bem em dispositivos com um hardware mais restrito. Mas isso não quis dizer que ele estaria disponível para dispositivos mais antigos, o que ajudaria e muito na solução do problema da fragmentação. Com isso, alguns dispositivos hoje considerados jurássicos jamais receberão uma sobrevida com um novo software, de forma oficial. E sim, eu disse “de forma oficial”.

Nos fóruns da XDA-Developers pode ser encontrado uma ROM personalizada, que faz o milagre de entregar ao Nexus One uma instalação do Android 4.4 KitKat. Obviamente, a instalação do sistema no dispositivo requer alguns sacrifícios de incompatibilidade, como por exemplo um mal funcionamento da câmera (que perde a capacidade de gravar vídeos ou exibir a pré-visualização de imagens), além de alguns erros de bootloader e um modo de tethering que só funciona em modo aberto (sem os recursos de segurança).

Mesmo assim, é o mais próximo de ser funcional em um dispositivo com tanto tempo de lançamento como o Nexus One. Não é a ROM perfeita (longe disso, aliás), mas já é alguma coisa. Se você quer conhecer mais detalhes sobre o software, e pretende fazer experiências com o seu smartphone, acesse a página do fórum do XDA-Developers. E, como sempre, temos que fazer aquele lembrete: se você vai tentar instalar o software, fique avisado que você fará por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por problemas futuros.