huawei-nexus

Funcionários da Huawei (que não se identificam) afirmam categoricamente que o próximo Nexus do Google vem da sua empresa, e deve chegar no outono norte-americano (entre setembro e dezembro de 2015).

Um modelo da Huawei seria mais um na lista dos fabricantes asiáticos que o Google escolhe como parceiro para a linha Nexus, mas sendo o primeiro fabricante chinês a receber essa possibilidade. O site The Information revela que a Huawei está preparada para produzir o dispositivo a tempo dele chegar em uma janela de lançamento onde a gigante de Mountain View normalmente apresenta um novo smartphone Nexus.

Uma aliança entre Google e Huawei é muito benéfica para ambos. O Google tem um parceiro com potencial, que pode oferecer dispositivos de última geração sem maiores dificuldades. E a Huawei, que produz o seu próprio hardware e cresce a cada ano, tem um modelo chamativo, com o respaldo de uma gigante da tecnologia.

Especula-se que o interesse do Google na parceria com a Huawei está também no desenvolvimento de uma loja de aplicativos dedicada ao mercado chinês. Os órgãos reguladores do país estão complicando a vida do Google por lá, e com a ajuda de uma empresa local, e que segue as regras locais, seria uma forma de alcançar esse objetivo.

A Huawei também tem outras coisas a ganhar com a parceria, como a visibilidade que pode receber outros projetos da casa, como o relógio Huawei Watch em sua comercialização no ocidente. Também não devemos nos esquecer que a imagem deles nos EUA ainda não é muito boa, com escândalos de espionagens e vazamentos, o que fechou muitas portas comerciais.