O dia de ontem (13) foi marcado por grandes lançamentos no mundo dos dispositivos móveis, incluindo o lançamento do LG Nexus 4, que se esgotou na sua pré-venda online em pouco mais de uma hora após o início das vendas. Mas também foi lançada uma nova versão do sistema operacional móvel do Google, o Android 4.2 Jelly Bean, que começa a ser enviado para os dispositivos Nexus 7 e Galaxy Nexus. Nesse post, vamos revisar todas as principais novidades apresentadas pelo novo software.

A atualização está disponível para todos os smartphones Galaxy Nexus e Nexus 7 existentes no planeta. É dispensável lembrar que essa atualização vai ser liberada em momentos diferentes nos diferentes países onde o Google está presente com o Android. Normalmente, ela deve ser entregue via OTA (Over The Air), mas em alguns casos, ela pode ser feita de forma manual, com a ajuda do seu computador, em um processo relativamente simples para os usuários mais experientes. Lembrando: se você não é um usuário experiente na instalação/customização de dispositivos Android, recomendamos que você espere essa atualização chegar de forma oficial para o seu dispositivo. Ou se você é um daqueles que não consegue mesmo esperar, pode pedir ajuda para quem é capaz de realizar o processo para você.

Nessa nova versão, merece destaque os widgets na tela de bloqueio, que é algo que pode ser realmente útil se queremos ver rapidamente a nossa lista de e-mails, atividades pendentes no calendário, ou a lista de músicas do player musical. Além disso, também está disponível aos usuários de tablets a função de suporte multiusuário, que recebeu muitos comentários de usuários e especialistas no dia da apresentação do sistema operacional.

Para aqueles que querem se arriscar em atualizar o seu dispositivo de forma manual, segue abaixo os passos:

IMPORTANTE: você deve ter em seu dispositivo a versão Android 4.1.2 instalada, além de ter o SDK do Android instalado no computador, além dos drivers do dispositivo a ser atualizado.

  1. Faça o download da versão Android 4.2 (JOP40C) para o Galaxy Nexus, ou a versão do Android 4.2 (JOP40C) para o Nexus 7.
  2. Salve o arquivo .ZIP dos links em uma pasta chamada Platform-tools localizada no SDK do Android.
  3. Conecte o dispositivo no computador, e em seguida, desligue o dispositivo.
  4. Ligue novamente o smartphone/tablet em modo Bootloader. Isso é possível pressionando as teclas volume para cima, volume para baixo e ligar/desligar, simultaneamente.
  5. Acesse o modo Recovery a partir dessa tela, alternando a barra de opções com as teclas de volume do dispositivo, selecionando o item com o botão de liga/desliga.
  6. Neste momento, vai aparecer na tela um símbolo de exclamação (!) como advertência. Nesse momento, você deve pressionar os botões volume para cima e liga/desliga, simultaneamente.
  7. A seguir, na próxima tela, selecione a opção Apply update from adb.
  8. Na janela de comandos do computador, digite a instrução “adb sideload”, junto com o nome do pacote que você descarregou. O exemplo abaixo é para o caso do Nexus 7:

<code> adb sideload 094f6629314a.signed-nakasi-JOP40C-from-JZO54K.094f6629.zip </code>

Ao final desse procedimento, o dispositivo será atualizado, e para finalizar, você deve reiniciar o smartphone/tablet. Pronto. Você agora pode começar a desfrutar de todos os benefícios do Android 4.2 Jelly Bean.

Agora, se você não tem nenhuma pressa em ter essa versão no seu dispositivo, é só esperar algumas horas ou dias (no caso do Brasil, temo que seja por algumas semanas) para que o Android 4.2 seja liberado no seu dispositivo via OTA.