nexus 5x

A Google confirmou que os smartphones Nexus 5X e Nexus 6P não serão atualizados para o Android P. Algo esperado, levando em consideração a política de updates estabelecida para esses dispositivos. Mesmo assim, não deixa de ser uma má notícia.

Os modelos Nexus 5X e 6P foram lançados em outubro de 2015, e são os últimos dispositivos da série Nexus. Em 2016, a Google lançou o primeiro Pixel, colocando fim à essa linha que se destacava pela excelente relação custo-benefício.

A Google também confirmou que o tablet Pixel C também fica de fora da atualização para o Android P.

Ao boa notícia é que tanto o Nexus 5X como o 6P contam com uma grande comunidade de desenvolvedores, de modo que com certeza teremos ROMs alternativas para manter os dispositivos atualizados durante um bom tempo. E quanto ao Pixel C, o modelo tem suporte oficial do LineageOS.

O Android P também marcará o fim do suporte ao Nexus Player, o primeiro e único dispositivo Android TV da Google, lançado em novembro de 2014 com o Android 5.0. Como não há mais imagens no seu Developer Preview, podemos imaginar que o seu suporte chegou ao fim.

Tanto o Nexus 5X como o 6P seguem recebendo atualizações de segurança da Google até novembro de 2018.

 

Via Android Police