NextVR

A NextVR é uma startup californiana especializada na criação de conteúdo audiovisual para óculos de realidade virtual. Para quem tem um Gear VR em casa, poderá ver a temporada da NBA com esse dispositivo, aproveitando de uma nova experiência para quem não pode estar na quadra de basquete para ver o jogo.

Ver um jogo com esses óculos é algo bem diferente do que ver da TV. Em nenhum momento o placar do jogo aparece, nem mesmo os infográficos em tempo real com os dados dos jogadores, ou mudanças de planos para mostrar o jogo.

Tudo isso fica de lado porque você está no estádio, virtualmente. A experiência é a mesma de um espectador: som ambiente, visão dos dois lados, e a atenção onde está a ação. Virtualmente, é claro. Para gravar os jogos, a NextVR utiliza um par de câmeras Red, que ao combinar as imagens oferecem como resultado uma gravação estereoscópica, permitindo o giro de cabeça para ver o que está acontecendo. Não é um vídeo de 360 graus, mas também não precisa, a não ser que você queira ver tudo ao seu redor, literalmente (deixando a quadra de lado).

 

A NextVR tem experiência nesse tipo de gravações, e realizou testes em outros eventos esportivos. Mas agora, com a NBA, eles querem o apoio para se posicionarem como referência em um setor que deve crescer muito em 2016.

Tudo ainda é um experimento que eles querem seguir trabalhando. Eles são conscientes que a base de usuários do Gear VR ainda é muito pequena, e que os óculos de realidade virtual ainda vão demorar muito para se popularizarem. Seu próximo passo é que esses tipos de vídeos sejam vistos em tempo real.

Via Re/code