Nervana

A empresa Nervana apresentou um interessante dispositivo que promete fazer com que você aproveite a experiência de ouvir a música como nunca antes em toda a sua vida. Seus fones de ouvido contam com tecnologia de estimulação elétrica ao nervo vago, com o objetivo de liberar dopamina (aka ‘o hormônio da felicidade’).

O sistema é composto de um dispositivo musical e um par de fones in-ear, onde o fone da direita só emite sinais de áudio, e o da esquerda, além da música, envia um sinal elétrico de baixa frequência ao canal do ouvido, que estimula o nervo vago, que se estende por todo o troco cerebral até o abdômen, e tem um papel importante na liberação da dopamina, neurotransmissor que ajuda no controle dos centros de recompensa e prazer do cérebro, assim como a regulação do estado de ânimo e emoção.

Nervana-02

Os pequenos sinais elétricos viajam em sincronia com a música. O gerador analisa a música e sincroniza com certas frequências em pequenas doses, de acordo com a música tocada.

Um ponto importante: alguns profissionais de medicina estão envolvidos nesse projeto, mas não apresentam nenhuma prova ou estudo que prove que esse dispositivo realmente aumenta os níveis de dopamina. Porém, garantem que não existe um risco de uma possível sobre-estimulação, mesmo não sendo classificado como um dispositivo médico.

Nervana-03

O Nervana já pode ser reservado no site do fabricante, e o seu preço é de US$ 299, com os primeiros envios previsto para o mês de março.

 

Via NervanaIFL Science