Falamos desse produto na nossa seção “Gadgets do Dia”, mas como encontrei mais detalhes do projeto, decidi que ele merece um post a parte. Além disso, de música, Neil Young entende. Logo, mesmo muita gente achando que pode ser apenas uma ideia maluca de um velho roqueiro hippie bêbado e drogado, vale a pena dedicar alguns minutos de atenção, ao menos para descobrir qual é a do tal Pono.

Mesmo que a maioria das pessoas sejam incapazes de perceber a diferença de som de um MP3 para um LP, as pessoas que entende de música nunca deixarão de reclamar da baixa qualidade dos arquivos digitais (particularmente, discordo delas, mas sou democrático nesse blog). E Neil Young quer acabar com esse problema como o Pono, que vai permitir aos amantes da música mais puristas que escutem suas músicas em formato digital com a mais alta qualidade possível.

Segundo informou o músico durante o talk-show de David Letterman, a música do Pono seria comparável com a música analógica, mas não seria exatamente a música analógica que o seu pai conhecia ao tocar um LP em um toca-discos. O fato é que o Pono é o nome de uma loja de músicas de alta qualidade, onde o sistema converte o som do modo analógico para o digital, e a partir dos próprios players musicais, como o dispositivo amarelo da imagem abaixo.

Infelizmente, Neil Young não revela muita coisa sobre o Pono, e por esse motivo, não há informações sobre preços ou suas principais características. Além disso, ainda que as grandes empresas do mercado fonográfico já tenham demonstrado interesse no novo serviço, não há nenhuma confirmação que o projeto vai seguir adiante, uma vez que temos que considerar a possibilidade de toda essa história do roqueiro ser um “vaporware”, que no final das contas, nunca vai chegar ao mercado.

Por fim, Young garante que “não existe nada melhor que isso. Isso aqui é o que fazemos nos estúdios de gravação”. E quem sou eu para discutir com Neil Young, não é mesmo?

Se o seu inglês está afiado, você pode ver o trecho da entrevista do cantor com Letterman, onde ele fala do Pono, no vídeo abaixo.

Via The Verge