NComputing Chromebook CX110

O Chromebook CX110 é um netbook com Chrome OS fabricado pela NComputing, que se destaca pela sua tecnologia de virtualização para acessar uma área de trabalho do Windows 10.

O NComputing Chromebook CX110 é voltado para instituições educacionais, que é onde o Chrome OS tem maior base instalada. Inclui uma licença gratuita durante um ano para o cliente vSpace, permitindo aos usuários acessar aos aplicativos do Windows, além dos apps do Chrome OS e aplicativos Web. Depois disso, o vSpace custa US$ 50 anuais.

Do mais, o netbook oferece uma tela IPS de 11.6 polegadas (HD), processador ARM Cortex-A17 quad-core de 1.8 GHz, 2 GB ou 4 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno (expansíveis em até 100 GB grátis via Google Drive). É um computador leve e básico, com WiFi ac e Bluetooth, que chega ao mercado em junho por US$ 229.

NComputing Chromebook CX110-02

Criar uma plataforma com um sistema na nuvem para no final das contas ter que acessar uma área de trabalho com Windows 10 pode ser uma confirmação das limitações dos Chromebooks. Esses computadores contam com suas vantagens na simplicidade de uso, configuração, segurança e atualizações, mas é evidente que falta algo para alcançar o grande público, aplicativos e outros elementos.

De novo, a pergunta aparece: quando a Google vai fundir oficialmente o Android e o Chrome OS para tentar tomar para si o mercado de PCs?