carregar-smartphone-wifi

Recentemente se soube que um grupo de pesquisadores teria conseguido melhorar a capacidade de capturar energia das ondas de rádio, o que permite aproveitar as transmissões não utilizadas, abrindo as portas – de acordo com alguns veículos – a pretensões tão ambiciosas como recarregar o seu smartphone via WiFi.

Isso parece ser algo bem interessante, que nos permite imaginar um cenário quase que de ficção científica, onde o nosso smartphone se aproxima do nosso roteador, onde seria recarregado sem cabos, aproveitando transmissões residuais. Porém, a realidade é bem diferente disso.

Como acontece em muitos casos, a Internet exagerou o experimento, já que os cientistas só foram capazes de obter níveis de alimentação de apenas 0.003 mWh, ou seja, até 100 mil vezes menos de energia do que o necessário para alimentar um smartphone. No seu experimento, eles ficaram limitados a alimentar uma câmera com sensor Omnivision VGA monocromático capaz de produzir imagens de 174 x 144 pixels, e não um smartphone. Tal câmera foi capaz de funcionar sem bateria utilizando esses 0.003 mWh que recebia, mas só poderia efetuar um disparo a cada 35 minutos.

Resumindo: é um experimento muito interessante e promissor, que consegue surpreender e poder dar muito de si a longo prazo, mas os resultados são muito limitados, e foram exagerados.

Via Computerworld