Nokia 3310

Ele não chegou ao Brasil, mas é sempre bom prevenir do que remediar: o novo Nokia 3310 (2017) já tem o seu próprio golpe do WhatsApp.

Pode ser algo óbvio para quem entende de tecnologia, já que o modelo não tem nem conectividade 3G, logo, não é possível ter WhatsApp de qualquer forma. Mas muitos dos seus compradores não sabem disso.

E um blog inglês garantiu que era sim possível usar o aplicativo de mensagens, oferecendo inclusive o link para download do app. O “WhatsApp Lite” correu como pólvora na internet, como todo e qualquer golpe que se prese.

O WhatsApp removerá o suporte do aplicativo para dispositivos com o sistema operacional Nokia S40 em 2018, e o novo Nokia 3310 usa o Nokia S30+, que nunca teve suporte oficial para o aplicativo.

O link presente no tal blog primeiro encaminha para um artigo do blog oficial do WhatsApp que explica o fim do suporte para velhos sistemas operacionais. Mas as instruções do blog alertam que, se o primeiro link não funcionar, que use o segundo link que faz o download de um arquivo JAR, do suposto WhatsApp Lite (que, repito, não existe).

Esse arquivo JAR é um Java de nome Qute, que se instala com o nome WhatsApp, e vai pedir vários dados em telas que claramente não são do aplicativo original.

Ou seja, além de não usar uma via oficial para download, estamos diante de um arquivo modificado. E, mesmo que o Qute se conectasse de verdade ao WhatsApp, você poderia simplesmente ser banido do serviço por utilizar apps de terceiros.

Logo, vale o sinal de alerta, e não apenas para o futuro Nokia 3310: não instale aplicativos que não sejam de fontes oficiais ou de links que não são das lojas de aplicativos do sistema operacional móvel do seu dispositivo.

 

Via Blog WhatsApp