putinmeme02

A Roskomnadzor, agência responsável pelo controle da internet, meios de comunicação e telecomunicações na Rússia, anunciou que é considerado ilegal qualquer tipo de meme que faça uso de imagens de figuras públicas, indo de celebridades até (obviamente) o presidente do país, Vladmir Putin.

Esta não é uma medida nova, mas sim uma atualização das leis já existentes na própria agência, por conta de um processo movido pelo cantor local Valeri Syutkin, que não gostou muito de um meme onde ele era o protagonista, e acabou vencendo a ação contra os produtores da brincadeira.

Depois da sentença, a agência anunciou a nova política através do Vkontakle (uma espécie de Facebook russo), esclarecendo que vai banir todo o tipo de memes relacionados com celebridades, e proibindo qualquer tipo de conta ou site com paródias.

Por enquanto, o governo russo não será muito rígido com as publicações de memes, já que não serão tomadas medidas até que a pessoa afetada pela imagem informe ao Roskomnadzor, abrindo assim uma demanda. Se a sentença for a favor do atingido, o site que armazena a imagem terá que deixa-la longe da internet russa, ou bloquear as URLs em todo o país.

Via The Washington Post