galaxy-s6-event-mwc2015-24

A Samsung também apresentou hoje (1) o Samsung Pay, o seu novo sistema de pagamentos móveis. Eles fecharam parceria com a MasterCard e a VISA, e com vários bancos importantes, e no meio de 2015, veremos o sistema estrear nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Na Europa, o formato estreia antes do final de 2015.

A chave para o funcionamento do Samsung Pay é a tecnologia Magnetic Secure Transmission (MST). Não faz muito tempo que a Samsung confirmava a compra da LoopPay, fabricante de cases que introduz um pequeno dispositivo que permite ao usuário realizar pagamentos em praticamente qualquer TPV (tanto se esse possui NFC como em um simples leitor de cartões).

A tecnologia MST gera campos magnéticos variáveis de tempos em tempos. Isso é possível quando uma corrente alterna através de um campo de indução, que pode ser recebido e lido pelo receptor magnético do leitor de cartões. O sinal que recebe tal dispositivo simula a mudança do mesmo campo magnético gerado por um cartão tradicional quando o mesmo ‘passa’ pelo receptor.

O LoopPay funciona com um alcance de 7.5 cm em relação ao receptor magnético. O campo se dissipa rapidamente logo depois, e só existe se o usuário iniciou uma transmissão. A sua tecnologia já está presente nos modelos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge anunciados hoje.

Com o Samsung Pay – com a ajuda do LoopPay -, você não precisa saber se o estabelecimento que você escolheu conta com o NFC ou o TPV: basta armazenar no seu cartão qual app do telefone deve ser configurado pela primeira vez para pagar com esse aplicativo, autenticando a transação com a nossa digital.

Para resumir, o Samsung Pay entra como grande adversário do Apple Pay e de outras soluções móveis, com o diferencial de ser mais flexível na hora de pagar suas contas.