tizen0001-1

Quando a Samsung e seus parceiros apresentaram o Tizen OS 2.0 na Mobile World Congress 2013, a impressão deixada não foi das melhores. O sistema era lento, instável e esteticamente incoerente. Porém, o sistema mostrado na MWC 2014 nessa semana pouco tem a ver com o rascunho do passado, melhorando consideravelmente.

Os desenvolvedores do Tizen trabalharam com dedicação nos últimos 12 meses para criar uma plataforma muito mais roubsta e sofisticada, capaz de dar vida plena e satisfatória à smartphones de linha média e até relógios inteligentes, como os novos Gear. Além da Samsung, a fabricante chinesa ZTE também estava apresentando um protótipo baseado no Tizen OS “base”, sem nenhum tipo de personalização, mas foi o modelo sul-coreano que mais chamou a atenção.

tizen0002-1

O Tizen OS do modelo da Samsung contava com uma interface gráfica totalmente redesenhada, e um grande número de widgets, que se assemelham ao seu entorno gráfico, inclusive com algumas funções presentes nos dispositivos da família Galaxy. Se realmente há possibilidades de prosperar no mercado é algo que (agora sim) tenho curiosidade em ver.

A Samsung confirmou durante a MWC que tem a intensão de comercializar os seus primeiros smartphones com Tizen OS antes do final de 2014. O que os seus representantes não confirmam é em qual trimestre, mas ao menos é possível constatar um bom avanço em relação ao que foi apresentado no ano passado.

A seguir, um vídeo com a última versão do software em ação.

 tizen0003-1 tizen0000-1 tizen0004-1 tizen0005-1 tizen0006-1 tizen0007-1 tizen0008-1