nokia-x-family-01

Depois de meses de rumores e vazamentos, o até então apelidado como Nokia Normandy finalmente se tornou oficial na Mobile World Congress 2014. O Nokia X não só é oficial, como ele é um modelo de três novos smartphones, pertencentes a uma nova família de dispositivos, a linha X.

Com o Nokia X, foram anunciados os modelos Nokia X+ e Nokia XL. Em comum, todos esses dispositivos são capazes de rodar aplicativos Android, uma vez que o sistema utilizado pela Nokia nada mais é do que uma versão AOSP (Android Open Source Project) do Android. Um “fork”, como os veículos de tecnologia gostam de citar.

Nokia-X-Dual-SIM-front

A Nokia utilizou a mesma estratégia da Amazon com os seus tablets Kindle, que são dispositivos com o sistema Android, porém, totalmente modificados na sua interface, e que abrem mão dos serviços da Google para oferecer os serviços da Amazon. No caso da linha X, é a mesma coisa: Stephen Elop (que foi o responsável pelo anúncio) sequer cita o nome da empresa de Mountain View, e enfatiza que os novos smartphones contarão com todo o suporte dos serviços da Microsoft para aplicativos e armazenamento na nuvem.

Na breve demonstração feita (o evento da Nokia teve apenas 30 minutos de duração), os novos Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL são aparentemente fluídos e simples de serem operados. Visualmente, a interface ficou muito próxima ao dos modelos Asha, o que pode ser uma solução interessante, reforçando o aspecto de smartphones de entrada com a assinatura da Nokia. Com uma experiência de uso similar aos atuais Asha, o impacto na transição entre as duas linhas não será tão grande, além de atender o público-alvo da empresa: os mercados de entrada.

X-screens

Tanto o Nokia X como o Nokia X+ contam com tela IPS touch de 4 polegadas (800 x 480 pixels), enquanto que o Nokia XL possui uma tela de 5 polegadas. Os três dispositivos contam com uma capacidade de armazenamento de 4 GB (expansíveis via slot para cartões microSD).

São poucas as diferenças técnicas presentes entre os dispositivos. Os modelos Nokia X e Nokia X+ contam com suporte para redes EGSM e WCDMA e processador dual-core de 1 GHz (Snapdragon). As diferenças entre os dois é que o Nokia X+ vem com um cartão microSD de 4 GB no kit de venda, e possui 768 MB de RAM, no lugar dos 512 MB do Nokia X.

A autonomia de bateria dos modelos X e X+ são similares, prometendo até 13.3 horas de conversação em 2G, e até 10.3 horas em 3G. Sobre a câmera, contam com um sensor traseiro de 3 megapixels, e os modelos possuem medidas de 115.5 x 63 x 10.4 mm, e peso de 128.6 gramas.

X-body

Sobre o Nokia XL: o modelo possui tela LCD IPS de até 5 polegadas (800 x 480 pixels), processador dual-core Snapdragon de 1 GHz, 768 MB de RAM, 4 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD de até 32 GB), suporte para as mesmas redes dos irmãos menores, dimensões de 141.3 x 77.7 x 10.8 mm, peso de 190 gramas, e autonomia de bateria de até 16 horas de conversação no modo 2G, ou até 13 horas, nas redes 3G. Conta ainda com uma câmera traseira de 5 megapixels, e uma câmera frontal de 2 megapixels.

Os preços dos novos Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL não foram anunciados.

 

Nokia-X-Dual-SIM Nokia-X-Dual-SIM-Skype Nokia-X-Dual-SIM-HERE-Maps Nokia-X-Dual-SIM-Android-apps Nokia-X-Dual-SIM-2 nokia_x X-pile-body xl

Via Nokia