mastercard-smartphone-mobile-payment

A Mastercard apresentou na MWC 2014 em Barcelona um programa feito em parceria com a Syniverse, que tem como objetivo aumentar a proteção das compras realizadas com seus cartões, com a ajuda do smartphone. Principalmente quando estamos fora do nosso país de origem.

Não se trata de uma solução via identificador biométrico ou NFC. Ele faz a associação da localização do smartphone para um pagamento seguro. Basicamente, o sistema limita as compras que podemos fazer com o nosso cartão no exterior, a não ser que realmente o usuário esteja naquele país.

A forma que a Mastercard e a Syniverse propõem que o sistema identifique onde estamos realmente é a localização obtida pelo smartphone, sempre supondo que os dois elementos (cartão de crédito e smartphone) não foram roubados do usuário. Na hora de fazer um pagamento no exterior com o cartão, esse vínculo vai comprovar se a localização da loja é a mesma que aquela registrada no smartphone. Se isso não acontecer, o pagamento não é concluído.

Uma vez que tal funcionalidade é ativada quando viajamos para o exterior, e que vamos precisar da nossa conexão móvel para enviar e receber os dados, a Mastercard pensou que poderia ser uma boa opção a venda de pacotes de dados em modo pré-pago, algo que é visto com bons olhos pelas operadoras de internet móvel.

Por enquanto, esse é apenas um projeto em desenvolvimento da Mastercard, que não tem previsão de chegada ao mercado (se é que vai chegar algum dia).

Via Mastercard