650_1000_gsmarena_001

A Nokia tentou convencer o mundo todo que a personalização dos seus primeiros smartphones Android era uma boa solução, por ser muito parecida com o Windows Phone (apesar de entender que está mais para Asha do que para Windows Phone). Porém… é o Android. E isso praticamente é sinônimo de customização DO USUÁRIO. Ou seja, tão rápido quanto humanamente possível, instalaram a Nova Launcher no Nokia X e no Nokia XL.

As fontes que flagraram tal instalação em plena Mobile World Congress não sabem qual foi a alma que instalou a launcher alternativa nos smartphones da Nokia, ainda mais em condições de demonstração de produto, no stand oficial do fabricante. Mas não teve dúvidas em compartilhar fotos e vídeos do incidente com o mundo. É possível ver a tela inicial do Nova Launcher em detalhes, e muito mais de acordo com o que muitos esperavam de um Nokia com o Android: com a interface clássica do sistema da Google.

650_1000_nokia-x-nova-launcher-02

Falando sobre aplicativos para o smartphone, a própria Nokia informa que 75% dos apps desenvolvidos hoje funcionam com o Nokia X, sem qualquer tipo de modificação. E parece que tal afirmação é verdadeira justamente pela facilidade que o Nova Launcher foi instalado, e pela sua execução sem maiores dificuldades.

Bom, ao menos está confirmado que mudar a interface do Nokia X será algo tão fácil quanto em qualquer smartphone Android, mas não acredito que isso o transforme em um dispositivo mais atraente. Até porque o diferencial do produto da Nokia está no seu fork Android. Fora isso, temos muitos smartphones Android com preços acessíveis e especificações melhores que o Nokia X.

Mas devo admitir: com a interface Android quase pura, o Nokia X ao menos fica mais interessante.

Vídeos a seguir.

 

Via LowyatGSMarena