blackphone-01

Essa era uma das novidades mais esperadas da Mobile World Congress 2014. O BlackPhone, o smartphone desenvolvido pela GeeksPhone com a empresa de segurança Silent Circle, foi apresentado oficialmente hoje (24), em Barcelona.

Estamos diante de um smartphone com um Android modificado, que promete a privacidade total para o cliente. Já pode ser reservado, e os envios começam a partir de junho. Seu preço sugerido é de 629 euros.

O projeto é liderado (entre outros) pelo conhecido criptógrafo Phil Zimmermann e o fundador da GeeksPhone, Javier Agüera. A versão modificada do Android responde pelo nome PrivatOS, e a ideia é oferecer um smartphone premium, capaz de receber e realizar chamadas ou mensagens de texto, videochamadas ou transferir e armazenar arquivos, tudo isso de forma 100% segura, através de uma rede privada virtual (VPN). Segundo os seus idealizadores, só você poderá acessar o conteúdo armazenado em seu dispositivo.

blackphone-02

O BlackPhone conta com um processador quad-core de 2 GHz, tela IPS HD de 4.7 polegadas, conectividade LTE, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno e câmera traseira de 8 megapixels. Apesar de ser um smartphone premium, ele é pensado para todo o tipo de usuários, incluindo consumidores finais e usuários com perfis corporativos.

As duas empresas por trás do projeto garantem que o BlackPhone receberá atualizações periódicas do sistema operacional via Over the Air (OTA), que serão entregues diretamente por eles, de forma segura. Eles mostraram um protótipo do dispositivo (imagens do post) funcionando com o sistema PrivatOS. O hardware e o design ainda não são definitivos, mas o software, sim.

E um dos segredos do produto é que eles não seguirão o modelo de rentabilizar os dados de hábitos de uso dos usuários. Por isso, o smartphone vai incluir uma opção de busca anônima, e a possibilidade de se comunicar via VPN.

blackphone-03

Via Gizmodo